O Barco

Criado pelo uruguaio Horácio Carabelli, famoso projetista e arquiteto naval, o C30 é o primeiro barco mono-tipo de oceano brasileiro. Desenhado para regatas de alto rendimento e seguindo à tendência mundial de ampliar as classes One Design, o projeto busca reduzir as diferenças construtivas o que permite uma flotilha equitativa na qual o grande diferencial são as tripulações das embarcações.

 

No Brasil, 11 barcos estão em atividade. Destes, nove estão em São Paulo e dois em Santa Catarina, formando uma flotilha ativa e com grandes participações nas principais competições náuticas do país.

 

“O Carabelli 30 é um projeto que desenvolvi para um grupo de velejadores de São Paulo. Eles queriam criar uma classe mono-tipo de 30 pés com características de regata, que fosse economicamente viável sem deixar de ser inovador. É um barco com um estilo moderno, boa estabilidade, leve e com alguns ingredientes tecnológicos interessantes como a quilha de carbono, sistema propulsor retrátil e mastro de carbono” – Horácio Carabelli

O mastro tem quase 15 metros e a retranca de 4,5 metros ambos compõe o C30 que tem também quilha, leme e sistema de propulsão retrátil instalado, itens de um barco de última geração.

Segundo Marcelo Massa um dos idealizadores da classe e comandante do CA – Technology Loyal um barco como o C30 se comparado ao modelo mais proximo o S40, em escala é 10% mais veloz.

“Numa comparação rápida, o C30 chega a 85% do desempenho do Soto 40, modelo de barco one-design mais rápido do mercado latino-americano. Por isso, aposto de olho fechado na classe, que já é um sucesso”

O Desenho Uruguaio aliado à construção brasileira de Guilherme Cará proporcionam um barco moderno e competitivo. Laminado no pólo aeroespacial de São José dos Campos, o C30 é feito para velocidade. O peso do barco é um aliado somando um total de 1900 kg e pode receber o seis velejadores (timoneiro, tático, dois trimmers, proeiro e secretaria) com um total de 500 kg.

 

2014 Powered By Wordpress Developed by SailStation Network